quinta-feira, 20 de maio de 2010

O que é o tempo, sobre nossa percepção da passagem do tempo.

Antes de mais nada queria dizer que não vou dar explicações físicas sobre o que é o tempo, nada que envolva a teoria do espaço tempo, apenas quero dividir algumas idéias que tenho sobre a nossa percepção da passagem do tempo.

É importante salientar que o tempo como nós o temos, em horas, minutos, segundos, etc, foi um mecanismo inventado pelo ser humano para interpretação do tempo. Mas o que é o tempo, eu mesmo não tenho a resposta, não posso dizer nem se ele realmente existe, será que o universo segue por uma linha temporal? O tempo é alguma coisa que possa ser provada? Respostas que infelizmente não tenho.

Deixando de lado se o tempo existe ou não, vou me concentrar logo no que tenho a falar, ou escrever. Já viram como uma formiga, um beija-flor ou qualquer outro bichinho são rápidos? Pelo tamanho deles da pra perceber também o tamanhozinho de seus cérebros. Afinal eles tem um corpo tão pequeno pra cuidar que acho que não precisam de um cérebro enorme. Devido ao tamanho de seus cérebros, acredito eu, as informações passem lá numa velocidade bem mais rápida que em nosso cérebro. Não posso dizer com certeza, mas acredito que cada simples informação percorra todo nosso cérebro antes de ir para o local onde realmente deve ir. Por exemplo, quando a gente se machuca, a informação da dor vai até nosso cérebro lá percorre ele inteiro, avisando todos os outros sentidos que houve alguma coisa, até enfim chegar onde deve ir, para a área que cuida da dor.


Num cérebro pequeno como o de um bichinho, o tempo para a informação percorrer todo o cérebro é bem menor que levaria para percorrer num cérebro grande como o nosso, é bem verdade que o tempo de comunicação entre os neurônios é muito pequeno, mas quando tomado de um cérebro bem pequeno para um do nosso tamanho, a diferença entre o tempo que a informação levaria para percorrer o cérebro inteirto serria muito pequena, praticamente despresível, mas mesmo sendo muito pequena ainda é diferente.

Acredito que nossa percepção do tempo resida no tempo que a informação leva para percorrer o cérebro, sabemos que nossa visão mostra o que está acontecendo em tempo real na nossa frente, mas já viram aquelas camêras super lentas? Elas captam a imagem num intervalo de tempo tão pequeno e depois convertem num tempo que para nós acaba ficando bem lento, não estou dizendo que nossos olhos não captem cada imagem que chegue até eles, porem a velocidade que as imagens chegam aos nossos olhos, que é a velocidade da luz, é muito superior que a velocidade que nosso cérebro tem de interpretar essas imagens.

Se o tempo existir ele depende da velocidade da luz. Mas a velocidade com que percebemos o tempo não depende da velocidade da luz, e sim da velocidade do nosso cérebro. Se ele é muito rápido nós percebemos ele com um detalhamento muito maior, percebemos, digamos, cada 0,01 segundo passar, se ele é maior essa percepeção vai diminuindo, com um cérebro do tamanho do nosso, talvez percebamos cada 0,1 segundo (esses tempos são completamente ilustrativos), então para um ser com o cérebro muito pequeno um hora se passaria muito mais devagar que para um cérebro maior.

Quando eu era criança o tempo parecia demorar séculos pra passar, tanto é que de acordo com o meu crescimento eu sempre fui falando, como esse ano passou rápido, de acordo com que meu cérebro foi crescendo fui vendo o ano passar cada vez mais rápido.

Enfim, o tempo como nós o temos para mim é apenas uma percepção da demora do nosso cérebro em interpretar as informações recebidas. Se os humanos ou qualquer otro ser inteligente nunca tivesse existido, o tempo existiria? Acredito que existiria alguma propriedade física que tem a velocidade da luz como base, afinal de contas, a velocidade e a variação da distância pelo tempo.

Viagens no tempo são possíveis? Pelo entendimento que eu tenho talvez a observação do passado seja possível, não estou tomando isso como verdade absoluta, apenas não sei como seria possivel interagir com o passado ou com o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário