Vamos tomar com verdade a ideia de que nosso universo, por completo, é um sistema fechado. As teorias mais fundamentais da física nos ensinam que em um sistema fechado a energia se conserva, todo e qualquer tipo de energia do sistema se conserva, elas podem mudar de tipo, por exemplo, de cinética para elétrica, mas se tomarmos dois momentos diferentes a energia total do universo em ambos os momentos deve ser igual.
Observe bem que nosso corpo, mesmo parado, tem uma energia associada a ele, nem que seja nos níveis mais fundamentais de partículas. Melhor falando, toda a matéria que podemos tocas ou manejar, cada molécula de ar ou de água, tem uma energia.
O que constitui uma viagem no tempo, no meu ponto de vista seria remover algo de algum ponto no tempo, e levar a outro ponto, seja para o passado ou para o futuro. Não vou tratar aqui sobre a possibilidade de se caminhar à vontade na linha do tempo, na verdade nós todos nos locomovemos com velocidade igual nessa linha, a luz é um exemplo de exceção, ela esta parada na linha do tempo.
Então remover um objeto de um momento e enviar para outro, através de uma maquina do tempo, por exemplo, iria violar essa conservação de energia daquele momento em diante, tanto no presente, que iria ter uma energia total menor como no futuro que iria ter uma energia total maior que a inicial.
Na verdade eu não posso nem afirmar que a linha do tempo pode ser trilhada, talvez ela apenas se mova levando todo o universo junto. Atualmente um físico que agora me foge o nome tem testado uma maquina que de acordo com as teorias e cálculos dele é capaz de fazer partículas viajarem no tempo, claro que eu ia gostar que ele obtivesse bons resultados, afinal estou apenas observando uma das inúmeras dificuldades que envolvem a viagem no tempo, claro que estou somente especulando sobre conservação de energia do universo, não posso provar que ela realmente se conserve, foi só uma ideia que tive vontade de escrever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário