sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sobre a beleza das teorias.

Semana passada eu vi como das equações de Maxwell pode se chegar numa equação de onda, sinceramente é incrível como a matemática se encaixa de uma forma tão perfeita para descrever um ato da natureza, isso chega a ser um pouco perturbador, afinal não vejo razões para acreditar que a natureza seja “ordenada”. Pensando bem, acho que dentro de inúmeras possibilidades de existirem universos caóticos sem ordem alguma, existem sim algumas possibilidades de surgir um universo com ordem. Criação de universos é outro assunto, vamos apenas presumir que vivemos em um universo no qual a natureza atua por meios que nós podemos interpretar utilizando a matemática.

Sempre li em livros mais atuais grandes físicos falando sobre a beleza das equações e como tão bela deveria ser a equação que venha a unificar todos os fenômenos da natureza. Até ontem eu apenas acreditava no que eles diziam, então eu vi o que acontece com as ditas equações de Maxwell para deixa-las na forma covariante, se para mim o que aconteceu antes para chegar a equação de onda foi incrível, dessa vez eu fiquei em êxtase.

Espero ansiosamente o dia em que irei mais a fundo na física, conhecer todas as ideias de simetria utilizadas, as equações utilizadas nos grandes aceleradores, e principalmente as teorias que são candidatas a tomar a posição de “teoria do tudo”.

Mas nem tudo são flores, outro dia eu esteva discutindo sobre a astrologia, e cheguei a conclusão de que encontramos aquilo que queremos, nem que seja um pequeno vestígio, a menor ligação que exista já satisfaz muita gente que pensa “estavam certos mesmo” só pra saciar o ego. Eu acho que não consigo chegar numa conclusão, é difícil pra eu falar, disso eu tenho certeza, sempre defendo o que eu prefiro acreditar, mas no fundo as ideias opostas as que eu defendo sempre estão lá falando “poderia ser assim”.

O que me incomoda na ciência é que eu sempre penso que nós adaptamos a nossa ferramenta para descrever a natureza. Por exemplo, Einstein se viu em apuros tentando explicar suas teorias com a geometria plana, ele teve que partir para a curva. Isso tudo pode ser apenas a descoberta de meios para interpretar a natureza, uma evolução dos nossos métodos. Mas acaba meio que tirando a naturalidade da ciência, uma analogia a essa minha ideia seria o Firefox cheio de plug-ins.

A ciência seria muito mais bela se não fosse por essas adaptações, a matemática por si sempre existiu, o problema pra mim é quando ela toma um caminho mais abstrato, veja no caso quando se trata do infinito, realmente existem infinitos números, mas será que no universo exista algo com uma grandeza infinita? Essa não é uma resposta fácil, mas não é dessa resposta que tratei aqui, mas sim que podemos manejar a matemática da forma que bem entendemos para que possamos fazer as “ligações” necessárias.

A questão é que a física sem a matemática não seria uma ciência, e a matemática é uma ciência em constante evolução, quer dizer, sempre se descobre algo novo nela, e por mais que eu pense que tais adaptações ou evoluções tirem certa beleza que a física teria, tanto a física como a matemática são apenas o nosso cérebro pensando sobre a natureza do universo, e se podemos uni-las de maneira tão incrível como nas equações de Maxwell, acho que estamos na pista certa e que tudo que falei aqui não é nada além de mim querendo ser o do contra.

É que é tudo tão incrível, as equações de encaixam de forma tão perfeita, que passa perto do inacreditável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário