sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Sobre a ignorância e preconceito ateu

Ignorância e preconceito se manifestam de várias formas na nossa sociedade, aqueles provenientes da religião são bastante comuns, se não os mais. Desta forma me impressiono quando vejo um ateu sendo preconceituoso ou ignorante para com um crente, e é sobre isso que pretendo discorrer.

Um dos grandes motivos para o abandono da religião é a repudia que se tem ao ver religiosos concordar e disseminar ideias vistas na bíblia como a abominação do homossexualismo, por exemplo, os males que a religião traz muitas vezes são oriundos dessas ideias e esse acaba por ser um argumento fortíssimo no posicionamento ateu. Constantemente vejo um ateu falando coisas do tipo "crente é burro", "crentelho", "ovelhas manipuladas", e muito mais compondo uma enorme lista. Não consigo entender, se o individuo vê esse problema tão presente religião por que não percebe que está fazendo o mesmo?!

Inquiridos sobre suas posições preconceituosas recebo vários tipos de respostas, encabeçando a lista tenho a desculpa da "zoeira" e "eles nunca respeitam ninguém, porque devo respeitar?". Quanto a "zoeira" acho que é um problema mais simples que se esvai com a experiencia, o amadurecimento mental, apesar de ver muitos senhores(as) entrando nessa onda, sinceramente não entendo esses. Já a segunda é um pouco mais complexa, um pouco mesmo, me parece vir de um pensamento de "não apanhar quieto". Veja bem, existem varias formas de resposta, e a ofensiva é de longe a menos eficiente, o diálogo deveria vir sempre em primeiro lugar.

O problema atual é a disseminação de uma ideia errada do ateísmo, do que adianta passar o dia na internet zoando pra de noite entrar no grupo reclamando que sofre preconceito? Não é Bem assim que funciona.


Boa parte dos ateus que vejo tentando debater, ou só fazer piada mesmo, conheceram o ateísmo pelo "humor ateu" que se encontra na internet nesses dias, o lar da tal zoeira, não é de se estranhar que achem normal fazer piada da religião quando até a maior associação no Brasil tem como meta o Humor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário