domingo, 22 de agosto de 2010

Viajando no Aquecimento Global

O ideal de uma máquina perfeita, ou seja, que não perde emite nenhuma energia para o ambiente, ainda não foi alcançado pela humanidade, e nem sei se será.

Quando nós humanos transformamos a energia química do combustível, em uma energia que seja util para nós, como por exemplo, a mecânica que faz o carro andar, nós estamos aquecendo o nosso planeta.

É certo que no inicio o planeta era muito mais quente que agora, e foi se resfriando aos poucos até chegar num ponto que podemos dizer que é o que estamos agora, percebemos então que a Terra tem seus mecânismos de auto regulação, quer dizer, as plantas desde sempre emitiram CO2, e mesmo assim a Terra se regulou, porem hoje em dia com nossas máquinas os níveis de emissão estão muito acima do que, eu acredito também, a Terra possa suportar.

Dessa maneira o CO2 está se acumulando o que faz a temperatura na Terra aumentar, isso foi só uma tentativa de explicar o aquecimento global, não acreditem cegamente em mim.

Agora o ponto que eu tenho pensado. No início da Terra os gases ainda não estavam na forma que estão hoje, acredita-se que nem água tinha naquela época.

Hoje em dia nossa atmosfera é repleta de gases, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e muitos outros.
Esses e todos os outros gases se expandem muito facilmente quando sua temperatura aumenta.
Os gases estão aqui na Terra numa camada de quilômetros de altura e só não vão para o espaço por causa da gravidade da Terra sobre eles. Quanto mais se distanciam da Terra mais fraca é a força da gravidades sobre as moléculas do ar.

Agora imagine que se a temperatura aumentar, os gases vão se expandir até chegar numa altura que a força gravitacional da Terra passe a ser tão fraca que qualquer colisão entre as moléculas do ar vai acaba mandando umas as outras para o espaço. E então se a temperatura continuar a aumentar vai chegar num ponto que o ar vai ser rarefeito até em pequenas alturas.

É claro que a gente deve estar muito longe disso, nas alturas que hoje em dia as camadas mais altas se encontram a concentração de ar já é bastante baixa, e acredito que ainda esteja a quilômetros de distância de chegar no tal ponto limite.

Será que isso pode acontecer, ou eu só to viajando demais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário